📍 Encontre a unidade mais próxima

5 sinais de que você está pronto para adquirir uma franquia de sucesso
Voltar

5 sinais de que você está pronto para adquirir uma franquia de sucesso

16 de novembro de 2015

Franquias de sucesso são construídas através de parcerias entre investidores preparados e franqueadores competentes.  Por isso, até unidades de franquias de sucesso podem falir. Saiba se você está pronto para adquirir uma:

Recursos financeiros
O bom de começar uma franquia é que você sabe exatamente quanto vai precisar investir a curto, médio e longo prazo. O ideal é que invista-se 80% do total com recursos próprios e 20% com capital de terceiros (empréstimos). Assim o negócio pode começar de forma mais segura e estruturada.

Não quer criar uma metodologia

Empreendedores geralmente preferem começar o seu próprio negócio. Quem está pronto para começar uma franquia, deve estar disposto a seguir uma metodologia e não criar a sua. Então se você não tem tempo ou não quer isso, você é um forte candidato para ser franqueado.

Tempo
Independente de ser negócio próprio ou franquia, o administrador precisa ter tempo para gerir o empreendimento, lidar com colaboradores, atingir metas e etc. Já dizia o ditado: “o boi só engorda aos olhos do dono”.Não pode assumir um grande risco
Sempre haverá risco. Mas existem níveis diferentes. Começar um negócio próprio é assumir um risco extremo. Quem procura o sistema de franquia, não quer arriscar com tentativas que podem ou não dar certo. Claro que não existem fórmulas garantidas de sucesso. Todavia um sistema testado com suporte de um franqueador experiente traz uma grande segurança ao investidor.

Identificação com o negócio
Não é porque o aspirante a franqueado ama hambúrguer que ele amaria adquirir uma unidade de hamburgueria. Também não é porque você não é médico que não pode adquirir uma clínica popular. A identificação deve ocorrer em primeiro plano com o tipo de negócio e seus processos administrativos.

Conhecimento sobre o setor
Segundo a ABF, quem decide adquirir uma franquia tem 2.800 opções de marcas à disposição. A lista vai de franquia na área da saúde a bazares populares. Se você pretende adentrar este mundo, antes de tudo, deve estudar a fundo o segmento e suas tendências. Franquias de sucesso são caras e nem sempre serão as mais rentáveis pois já cresceram muito. A lucratividade muitas vezes está em apostar em uma que se encontra em um setor promissor com grandes possibilidades de crescimento.

Aprenda mais sobre a melhor forma de investir seu dinheiro:

Guia básico para investir em tempo de crise

Por que franquias de saúde não estão sendo afetadas pela crise?